SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Access and success in higher education in Portugal: issues of gender, sociocultural origin and students' academic path author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROAZZI, Antonio; DIAS, Maria da Graça B. B.  and  ROAZZI, Maira. A representação da desigualdade econômica em crianças e adolescentes de nível socioeconômico diferentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 515-525. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300021.

Existe uma controvérsia na literatura relativa ao desenvolvimento da representação da desigualdade econômica. A questão levantada por estas investigações é: Os atributos do conhecimento desta noção de desigualdade econômica são coletivos ou individuais? Uma investigação foi planejada com uma amostra de 85 participantes de origem sócio-econômica diferenciada: 30 adolescentes oriundos de famílias de NSE médio e 55 adolescentes oriundos de famílias de NSE baixo (30 morando com os pais e 25 morando na rua). Foram utilizados desenhos de pessoas representando ocupações que os participantes deviam ordenar em função de remuneração, atribuir salário e avaliar a satisfação. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre pertencer a um determinado grupo sócio-cultural e aspectos cognitivos da forma de representação das desigualdades econômicas em nossa sociedade. De fato, as recompensas de salários associados com ocupações em diferentes posições na estratificação, são representadas diferentemente em função do nível sócio-econômico e experiência sociocultural do participante. Assim, é possível considerar que a estrutura do sistema de atividades sobre-individuais na qual a criança está inserida desempenha um papel crucial no desenvolvimento de formas específicas de representação da desigualdade social. Estes resultados e suas implicações para a compreensão do processo de socialização são discutidos.

Keywords : Desigualdade econômica; psicologia econômica; representações sociais; socialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese