SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional and behavioral problems prevention programs for children and adolescents: lessons from three decades of researchDevelopment and validation of an Agreeableness scale in the Big Five personality model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VIEIRA, André Guirland  and  SPERB, Tania Mara. O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 9-19. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100003.

O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia - sandplay - foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.

Keywords : Narrativa; imagem; brincar simbólico; Psicologia Analítica; caixa de areia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese