SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Visual contrast perception in human beings: psychophysical evidence for high angular frequency channelsSexual liberalism / conservatism: proposal of a multi-factorial measurement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TORRO-ALVES, Nelson  and  FUKUSIMA, Sérgio Sheiji. Gradientes de textura com linhas de perspectiva e horizonte amplificam a superestimação de tamanho relativo em espaços pictóricos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 35-42. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100006.

Comparações de tamanhos relativos em espaços representados pictoricamente foram investigadas sob influência de informações de profundidade. Quarenta participantes ajustaram, pelo método das escadas, os tamanhos de retângulos brancos no campo visual superior para serem percebidos como iguais aos tamanhos de cartas de baralho apresentadas no campo visual inferior. Durante a apresentação dos estímulos, informações pictóricas de profundidade eram disponibilizadas no fundo da tela do computador e os participantes foram solicitados a tipificar a estratégia utilizada para julgar os tamanhos percebidos. A linha do horizonte e o gradiente de linhas de perspectiva favoreceram a superestimação dos tamanhos percebidos em cerca de 8% e 12%, respectivamente, e as comparações de tamanho foram coerentes com a constância de tamanho.

Keywords : Tamanho relativo; linha do horizonte; percepção visual; tamanho familiar; indícios pictóricos de profundidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese