SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Texture gradients with perspective lines and horizon amplify the overestimation of relative size in pictorial spacesSocial interaction in austim in learning virtual environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUERRA, Valeschka M.  and  GOUVEIA, Valdiney V.. Liberalismo / conservadorismo sexual: proposta de uma medida multi-fatorial. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 43-53. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100007.

Este estudo objetiva apresentar uma medida multi-fatorial de liberalismo / conservadorismo sexual. Partiu-se do Questionário de Atitudes Sexuais, sendo acrescentados novos itens. Para tanto, foram realizados dois estudos. No primeiro, os participantes responderam o Questionário de Atitudes Sexuais, dividido em duas sub-escalas (Self e Other), e questões demográficas. Os resultados das análises fatoriais exploratórias evidenciaram um fator geral de liberalismo / conservadorismo sexual. No segundo estudo os participantes responderam o Questionário de Liberalismo / Conservadorismo Sexual (QLCS), a Escala de Conservadorismo Moral, a Escala de Tradicionalismo Moral e questões demográficas. Mediante uma análise fatorial confirmatória, comprovou-se a estrutura multi-fatorial do QLCS, que revelou índices aceitáveis de bondade de ajuste. Os Alfas de Cronbach encontrados para os fatores de segunda ordem foram 0,88 (Self) e 0,90 (Other). Todos os fatores do liberalismo se correlacionaram entre si e com as escalas de conservadorismo e tradicionalismo moral, comprovando a validade convergente do instrumento psicométrico, que se mostrou adequado para utilização no contexto brasileiro.

Keywords : Liberalismo sexual; conservadorismo sexual; instrumento psicométrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese