SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Sexual liberalism / conservatism: proposal of a multi-factorial measurementThe field of qualitative research and the Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PASSERINO, Liliana Maria  and  SANTAROSA, Lucila Costi M.. Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 54-64. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100008.

O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.

Keywords : Interação social; autismo; ambientes digitais de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese