SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Social interaction in austim in learning virtual environmentProfessor's work: subjectivity, "superimplication" and pleasure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O campo da pesquisa qualitativa e o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 65-73. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100009.

Desde o final do século XX, uma "revolução" qualitativa vem ocorrendo nas ciências sociais e humanas. Impelidos pela necessidade de explorar a fundo novos fenômenos humanos e sociais, inúmeros pesquisadores abandonaram o positivismo e abraçaram metodologias qualitativas. O campo da pesquisa qualitativa passou a abranger uma variedade tão grande de métodos que a discussão das especificidades de qualquer um deles requer a identificação dos pontos em que o método em questão se aproxima ou se distancia dos outros métodos que compõem o campo. Neste trabalho, tal procedimento é usado para a discussão das especificidades do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS).

Keywords : Métodos qualitativos; revolução qualitativa; MEDS; entrevistas; análise de discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese