SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Successful aging definition in a sample of older adultsAcquisition of a non-matching to place task by rats with neonatal hippocampal lesion induced by ionizing radiation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LYRA, Maria C. D. P.. O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 87-95. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100012.

Apresentamos as características empíricas do modelo EEA para o estudo do desenvolvimento do processo de comunicação mãe-bebê e da emergência do self. Introduzimos as definições, a unidade de análise e sugerimos algumas aplicações. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Expomos os conceitos básicos para a compreensão deste modelo (processo, tempo irreversível, historicidade, sistema de relações, indivíduo e "realidade virtual") e as perspectivas teórico-metodológicas que o fundamentam, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.

Keywords : Processo de desenvolvimento; comunicação mãe-bebê; sistemas dinâmicos; dialogismo; self.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese