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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TONIETTONT, Lauren et al. Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 114-123. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100015.

O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.

Keywords : Aquisição do léxico; aproximação semântica; metáfora; analogia; conceito.

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