SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Early acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in PortugueseMetaphor and transference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SCHMIDT, Carlo; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco  and  BOSA, Cleonice Alves. Estratégias de coping de mães de portadores de autismo: lidando com dificuldades e com a emoção. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 124-131. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100016.

Estudos têm apontado evidências de estresse em famílias de portadores de autismo. Neste processo, deve-se considerar as estratégias de coping utilizadas pelos familiares frente às circunstâncias adversas. O objetivo deste estudo foi verificar as estratégias de coping maternas frente a dificuldades dos portadores de autismo, assim como as estratégias das mães para lidar com as próprias emoções desencadeadas pelo estresse. Participaram 30 mães, entre 30 a 56 anos, cujos filhos apresentam diagnóstico de autismo e freqüentam instituições de atendimento. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, a qual foi transcrita e analisada com base na Análise de Conteúdo. As principais dificuldades se referem ao comportamento do filho, frente às quais as mães utilizam predominantemente as estratégias de ação direta e de aceitação. Quanto às estratégias para lidar com as emoções, as categorias mais freqüentes foram distração, busca de apoio social/religioso, inação e evitação. Os resultados são discutidos considerando-se o estresse e a adaptação materna.

Keywords : Autismo; estresse materno; estratégias de coping.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese