SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Word and image in 17th century preaching: a sermon of Antonio VieiraImplicit theory of organization and innovation patterns in the management process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Michelli Alessandra  and  BATISTA, Cecília Guarnieri. Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 148-156. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100019.

É relatado o caso de uma criança cega congênita de quatro anos, com alterações no desenvolvimento, analisado de acordo com as concepções de linguagem constitutiva (Franchi, 1977/1992) e mediação semiótica (Rodríguez & Moro, 1999). Sete sessões de intervenção, compreendendo um intervalo de dois anos, foram transcritas e analisadas. A adaptação da metodologia utilizada por Rodríguez e Moro permitiu que se observassem as aquisições de uso de objetos (desde usos menos convencionais até usos mais convencionais), a participação em brincadeiras (ex: acompanhamento de cantigas infantis) e o surgimento de diferentes modos de comunicação. A análise deu significado a diferentes aspectos da interação entre a criança e adultos, expandindo a proposta das autoras, em relação ao papel da mediação semiótica. Discutem-se as implicações do estudo para a área de Educação Especial.

Keywords : Mediação semiótica; cegueira e desenvolvimento; linguagem; alterações no desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese