SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Semiotic mediation: a case study of a blind child with developmental alterationsParental socialization and values: a study with teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt et al. Teoria implícita de organização e padrões de inovação nos processos de gestão. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 157-166. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100020.

A pesquisa explora o conceito do que é uma organização bem-sucedida segundo a percepção de atores organizacionais inseridos em empresas com diferentes padrões de adoção de novas práticas de gestão do trabalho e da produção. Para tanto, utilizou-se uma metodologia multicasos, totalizando 23 participantes distribuídos em sete empresas. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com ítens abertos e estruturados. A teoria implícita dos atores organizacionais não difere significativamente entre os quatro padrões de inovação estudados. Neste sentido, uma postura que combina pró-atividade com reatividade na relação da organização com o ambiente, uma estrutura organizacional com base nas características do modelo mecânico e orgânico e uma relação entre o indivíduo e a organização que combina características do modelo agency e community foram tomados como ideais. Por outro lado, a teoria implícita explorada por livre evocação indicou a existência de características compartilhadas, independente do contexto investigado.

Keywords : Teoria implícita; padrões de inovação; cognição gerencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese