SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Violent social norms: a study on the symbolic elaboration of violence in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Aline Grill  and  PICCININI, Cesar Augusto. Impressões e sentimentos de gestantes em relação à ultra-sonografia obstétrica no contexto de normalidade fetal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 179-187. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200002.

O objetivo desta pesquisa foi investigar as impressões e sentimentos das gestantes sobre a ultra-sonografia obstétrica, no contexto de normalidade fetal. Participaram do estudo 11 gestantes primíparas, com idades entre 18 e 35 anos e idades gestacional entre 11 e 24 semanas, que estavam sendo submetidas pela primeira vez à ultra-sonografia. Elas responderam a uma entrevista semi-estruturada, antes, logo depois e três semanas depois do exame. Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas revelou a satisfação e a intensidade vivenciadas no exame; a sua importância ao permitir conhecer o bebê antes do nascimento; por promover um sentimento de concretização da gravidez e do bebê; e, por informar sobre a saúde do bebê, possibilitando intervenções precoces. Repercussões do exame envolveram, ainda, maior aproximação e cuidado dos familiares para com a gestante. A ultra-sonografia parece ser um momento notório no transcorrer da gravidez, merecendo atenção dos familiares e, especialmente, dos profissionais de saúde envolvidos.

Keywords : Ultra-sonografia; impressões e sentimentos; gestantes; normalidade fetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese