SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Impressions and feelings of pregnant women concerning obstetric ultrasound in the context of fetal normalityDistributive justice in children from 5 to 10 years of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUIMARAES, Silvia Pereira  and  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Norma social violenta: um estudo da representação social da violência em adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 188-196. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200003.

Este trabalho buscou abordar a violência a partir dos adolescentes, explorando o campo consensual da representação social e identificando alguns elementos que atuam como orientadores e justificadores da ação violenta. A noção de violência remete a um abuso, um excesso que se verifica no interior das relações de poder. Atualmente este fenômeno é marcado por uma "tendência à banalização" e pelo grande envolvimento de jovens. Nesse sentido, o estudo foi realizado com adolescentes estudantes de escolas públicas de Goiânia através de entrevistas semi-diretivas submetidas a uma análise utilizando-se o software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE). Esses dados reforçam a hipótese de uma tendência a banalização da violência e apresenta um discurso em que esta é reconhecida em situações marcadas pela agressão física. A violência é vista como algo "comum", sendo até mesmo "esperada" em certos contextos como parte de uma norma social.

Keywords : Violência; adolescência; representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese