SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Temporal variation in memory tests performance in cerebral vascular disease patientsQuality of life, social support and depression of the elderly: relation with social abilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SALLES, Jerusa Fumagalli de  and  PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 220-228. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200007.

A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.

Keywords : Leitura; escrita; modelos de leitura e escrita de Dupla-Rota; crianças; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese