SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Evaluation of reading and writing of words in 2nd grade children: neuropsychological cognitive approachRat's time estimation under conditional discrimination procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARNEIRO, Rachel Shimba et al. Qualidade de vida, apoio social e depressão em idosos: relação com habilidades sociais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 229-237. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200008.

Estudos atuais apontam que a capacidade de interagir socialmente é fundamental para o idoso, a fim de que este possa conquistar e manter apoio social e garantir melhor qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais, o apoio social, a qualidade de vida e a depressão de idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), de contextos familiares e de asilos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: o Inventário de Habilidades Sociais; a Medida de Apoio Social; o WHOQOL-ABREVIADO e a Escala de Depressão em Geriatria-15. A partir dos dados obtidos, observou-se que os idosos do asilo apresentaram um menor repertório de habilidades sociais, uma menor rede de apoio social e uma pior qualidade de vida. Essa pesquisa fornece subsídios para a implantação de Programas de Treinamentos de Habilidades Sociais específicos para terceira idade, contribuindo assim para que os idosos obtenham apoio social e uma melhor qualidade de vida.

Keywords : Habilidades sociais; qualidade de vida; apoio social; depressão; idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese