SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Adaptation process to Brazilian Portuguese of the Montreal communication evaluation battery: MAC batteryConceptualizing a developmental approach of the process of aging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LOCATELLI, Adriana Cristine Dias; BZUNECK, José Aloyseo  and  GUIMARAES, Sueli Édi Rufini. A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 268-276. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200013.

O objetivo do presente trabalho foi verificar se adolescentes (N=206) percebem os estudos atuais como meios para atingirem metas profissionais futuras. Os dados foram levantados por meio de um questionário em escala Likert. Inicialmente, identificaram-se dois grupos, dos já definidos e daqueles que ainda não se definiram quanto à profissão futura, e que foram comparados em relação à motivação, ao uso de estratégias de estudos (gerenciamento de tempo) e à percepção de instrumentalidade dos estudos atuais. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os dois grupos. E, entre os já definidos, a perspectiva de tempo futuro apareceu mais associada à motivação e ao uso de estratégias e com valor preditivo da percepção de instrumentalidade. Os resultados foram discutidos à luz de teorias motivacionais, com implicações para o trabalho dos professores em relação à motivação de adolescentes.

Keywords : Motivação de adolescentes; perspectiva de tempo futuro; definição vocacional na adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese