SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The motivation of adolescents in relation to the perspectives of the futureOn the study field of social memory: a psychosocial perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FONSECA, António M.. Subsídios para uma leitura desenvolvimental do processo de envelhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 277-289. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200014.

Apresenta-se um conjunto de perspectivas teóricas que encaram o desenvolvimento psicológico como uma sucessão coerente de mudanças sistemáticas e organizadas ao nível do funcionamento e do comportamento individuais, implicando uma adaptação constante dos indivíduos face a transformações ocorridas a nível interno e externo. Inspiradas por uma compreensão contextualista do desenvolvimento, comparam-se os principais aspectos de quatro teorias que procuram explicar o modo como o desenvolvimento se faz no decurso da vida humana: abordagem ecológica, contextualismo desenvolvimental, teoria da acção e do controle, perspectiva desenvolvimental do ciclo de vida. Algumas implicações dos aspectos comuns a estas teorias são finalmente concretizadas em termos do estudo do processo de envelhecimento, salientando a importância cada vez maior de que se reveste o estudo das diferenças inter-individuais em tal processo a partir da análise de percursos individuais de desenvolvimento.

Keywords : Desenvolvimento; ciclo de vida; envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese