SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The process evaluation of an occupational stress management programThe impact of infant temperament, responsiveness and maternal childrearing practices on children externalizing behavior problems and social competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CHIAPETTI, Nilse  and  SERBENA, Carlos Augusto. Uso de álcool, tabaco e drogas por estudantes da área de saúde de uma Universidade de Curitiba. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 303-313. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200017.

Este estudo teve por objetivo investigar o uso de álcool, tabaco e drogas por alunos da área de saúde de uma universidade particular da cidade de Curitiba. A amostra foi composta por 538 estudantes, de 18 a 54 anos, dos Cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Empregou-se para a coleta de dados o "Questionário para o levantamento do uso de álcool, drogas e condições de saúde". Os resultados apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco, principalmente nos Cursos de Educação Física e Psicologia, que também se destacam no consumo de outras substâncias. Observa-se um consumo mais elevado de anabolizantes pelos alunos de Educação Física, e de anfetaminas no Curso de Nutrição e Fisioterapia. Quanto à história de consumo, amigos ou conhecidos são apontados para a introdução no uso e como companhia freqüente para o consumo; como motivo de uso pela primeira vez destacam-se a busca de diversão ou prazer, e como motivos para manter o consumo, a quebra da rotina, para curtir os efeitos e para reduzir a ansiedade/estresse. Cerca de 30% dos alunos consumiram uma ou mais substâncias anteriormente à universidade.

Keywords : Uso de drogas; estudantes universitários; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese