SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Alcohol, tobacco and other drugs used by students of health services from a University in CuritibaContext and cognitive development: attendance to day care center and evolution of mental development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALVARENGA, Patrícia  and  PICCININI, Cesar A.. O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 314-323. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200018.

O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social.

Keywords : Temperamento; responsividade; práticas educativas parentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese