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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DOMENICONI, Camila; COSTA, Aline R. A.; SOUZA, Deisy G. de  and  ROSE, Júlio C. de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.2, pp. 342-350. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200021.

O responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa.

Keywords : Responder por exclusão; aprendizagem após uma única tentativa; crianças pequenas; situação de brincadeira.

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