SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Maternal depression and father-mother-baby triadic interactionMaternal responsiveness: biological aspects and cultural variations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SARRIERA, Jorge Castellá; TATIM, Denise C.; COELHO, Roberta P. Schell  and  BUCKER, Joana. Uso do tempo livre por adolescentes de classe popular. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 361-367. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300003.

O artigo apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar o uso do tempo livre por adolescentes de classe popular. A análise da forma como os adolescentes gerenciam seu tempo livre poderá fornecer dados para intervenção psicoeducativa e promoção do desenvolvimento e da saúde desta população. Foram 159 adolescentes que responderam ao instrumento, sendo 85 do sexo feminino e 75 do masculino. Com os dados coletados foi possível caracterizar o uso do tempo livre e traçar comparativos entre as diferentes faixas etárias e gênero. Evidenciou-se, através da pesquisa, a predominância de atividades não estruturadas, como assistir à televisão e ir para a rua, bem como a dificuldade de acesso ao lazer e a atividades culturais e esportivas por parte desses adolescentes, o que pode se configurar, pela literatura pesquisada, como um indicativo de vulnerabilidade com relação a situações de risco.

Keywords : Adolescência; lazer; tempo-livre; saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese