SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Maternal responsiveness: biological aspects and cultural variationsValidity of the Portuguese Version of the Toronto Alexithymia Scale-TAS in a Sample of Inpatients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CAMPEZATTO, Paula von Mengden  and  NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Caracterização da clientela das clínicas-escola de cursos de Psicologia da região metropolitana de Porto Alegre. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 376-388. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300005.

São diversos os estudos sobre a caracterização da clientela de clínicas-escola de Psicologia no Brasil. Todavia, há escassez de pesquisas desta natureza no Rio Grande do Sul. Este trabalho se propõe a realizar uma pesquisa de levantamento das características sociodemográficas e clínicas da população que buscou atendimento em 2004 nas dez clínicas-escola da Região Metropolitana de Porto Alegre. É possível reconhecer a similaridade dos achados com a grande maioria dos estudos, permitindo-se a inferência de um perfil típico do paciente que busca atendimento em clínicas-escola no Brasil: crianças, do sexo masculino, encaminhadas por escolas devido a dificuldades de aprendizagem ou comportamento e mulheres jovens, que buscam atendimento espontaneamente devido a conflitos relativos ao comportamento afetivo. Também se destaca a dificuldade em pesquisar sobre o tema em função da ausência de registros padronizados, adequados e bem preenchidos pelas clínicas-escola.

Keywords : Atendimento psicológico; clínica-escola; clientela; características sociodemográficas; características clínicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese