SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Validity of the Portuguese Version of the Toronto Alexithymia Scale-TAS in a Sample of InpatientsScale for evaluation of motivation to learn for elementary school students (SML) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

AVANCI, Joviana Q.; ASSIS, Simone G.; SANTOS, Nilton César dos  and  OLIVEIRA, Rachel V. C.. Adaptação tanscultural de escala de auto-estima para adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 397-405. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300007.

O artigo propõe a padronização da escala de auto-estima de Rosenberg (1956/1989) para adolescentes residentes de um bairro urbano do Rio de Janeiro (São Gonçalo), através do estudo de adaptação transcultural (Herdman, Fox-Rushby & Badia, 1998). A amostra foi composta por 266 adolescentes escolares das 7ª/8ª séries do Ensino Fundamental e 1º/2º anos do Ensino Médio da rede pública e particular do referido município. As seguintes equivalências foram avaliadas: conceitual e de itens, semântica (significado referencial e geral), de mensuração (confiabilidade teste-reteste, consistência interna, análise fatorial e validade de construto), operacional e funcional. Foram encontrados bons resultados para equivalência semântica, o alfa de Cronbach foi de 0.68, Kappa predominantemente moderado e regular, e a análise fatorial proposta é de duas estruturas fatoriais (baixa e alta auto-estima). Na validade de construto, a escala correlacionou-se significativa e positivamente com apoio social, e inversamente com vitimização de violência psicológica, violência ocorrida entre pais e entre os irmãos. Os resultados indicam a aplicabilidade da escala na população de referência, sugerindo a necessidade do desenvolvimento de outros trabalhos em amostras distintas.

Keywords : Auto-estima; Escala; Confiabilidade; Validade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese