SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Cross-cultural adaptation of self-esteem scale for adolescentsWhat we bring to life and what life brings to us: an analysis of the ethiological equation proposed by Freud according to neurosciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NEVES, Edna Rosa Correia  and  BORUCHOVITCH, Evely. Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 406-413. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300008.

Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar.

Keywords : Motivação para aprender; motivação intrínseca; motivação extrínseca; construção de instrumento; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese