SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Scale for evaluation of motivation to learn for elementary school students (SML)Becoming father and mother in a late adoption process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

WINOGRAD, Monah; COIMBRA, Carlos A. Q.  and  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. O que se traz para a vida e o que a vida nos traz: uma análise da equação etiológica proposta por Freud à luz das neurociências. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 414-424. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300009.

O presente trabalho tem como objetivo discutir aspectos teóricos, clínicos e experimentais acerca da interação entre variáveis inatas e aprendidas com relação à origem e desenvolvimento de distúrbios emocionais. Apresenta-se inicialmente a equação etiológica proposta por Freud acerca das neuroses na virada do século XX e sua relação com a teoria da sedução. Apresentam-se também algumas evidências clínicas e experimentais que dão suporte à noção de equação etiológica. Estas evidências demonstram a importância de determinantes genéticos que regulam a atividade serotonérgica assim como a influência de eventos traumáticos que ocorrem dentro e fora do período crítico. A influência do ambiente, como por exemplo, o apoio social, pode também aliviar a expressão destes distúrbios emocionais. O trabalho busca também modelar matematicamente a equação etiológica através de uma regressão logística incorporando todos estes parâmetros.

Keywords : Inato [adquirido]; equação etiológica; neurose; depressão; teoria da evolução; período crítico; resiliência; Neuropsicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese