SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Becoming father and mother in a late adoption processSingle-parenthood, poverty and resilience: the professional's beliefs and the possibilities of family life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do  and  ROAZZI, Antonio. A estrutura da representação social da morte na interface com as religiosidades em equipes multiprofissionais de saúde. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 435-443. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300011.

O estudo objetivou acessar a estrutura da representação social da morte em equipes multiprofissionais de saúde na interface com a religiosidade, no que esta interfere nas significações atribuídas à morte por esta população em específico. Utilizou-se um instrumento com questões abertas e fechadas sobre a morte e o morrer, bem como sobre a vivência religiosa singular dos participantes. Protocolos escritos foram capturados em uma amostra de 80 profissionais (49 médicos, 13 psicólogas, 18 enfermeiras) pertencentes a 10 equipes multiprofissionais de saúde. Estes foram analisados através de Análise de Conteúdo e de Análise de Estrutura de Similaridade (SSA) e interpretados pela Teoria das Representações Sociais. Os dados revelaram uma interferência expressiva das crenças religiosas na estruturação da representação da Morte.

Keywords : Morte; religiosidade; representações sociais; equipes multiprofissionais de saúde; análise de estrutura de similaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese