SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Single-parenthood, poverty and resilience: the professional's beliefs and the possibilities of family lifeText comprehension in children: comparing different classes of inferences by using on-line methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEITAO, Selma. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 454-462. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300013.

O objetivo central do presente artigo é oferecer uma perspectiva a partir da qual as relações entre argumentação e reflexão podem ser investigadas. O argumento central proposto é que os mesmos mecanismos semiótico-dialógicos que constituem a argumentação (justificação de pontos de vista, consideração de objeções e reação a elementos contrários) são igualmente efetivos em deslocar o pensamento do indivíduo para um plano reflexivo (metacognitivo). A produção destas ações discursivas reorienta o pensamento do indivíduo do objeto sobre o qual argumenta para o exame das bases e limites de suas próprias concepções sobre aquele objeto. Tal reorientação institui o pensamento do próprio indivíduo como objeto de reflexão. Na segunda parte do artigo, uma análise de fragmentos de argumentação produzida por crianças em sala de aula ilustra a forma como a perspective proposta pode ser utilizada na investigação do desenvolvimento de processos auto-regulados de reflexão.

Keywords : Argumentação; linguagem e cognição; metacognição; reflexão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese