SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Argumentation and development of reflective thinkingPsychological service for employees: a phenomenological survey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão  and  MAHON, Érika da Rocha. Compreensão de texto em crianças: comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia on-line. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 463-471. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300014.

A partir de uma metodologia on-line, examinou-se a compreensão de textos em crianças de 7 e 9 anos em relação a diferentes tipos de inferências estabelecidas durante a leitura de uma história: inferências causais, de estado e de previsão. A metodologia on-line consiste na leitura interrompida do texto, sendo feitas perguntas inferenciais sobre cada passagem lida e sobre o que o leitor acha que virá a seguir (previsão). Verificou-se que as inferências de previsão envolvem informações extratextuais e requerem a formulação de hipóteses sobre a continuidade da narrativa; gerando, nas crianças, certa dificuldade em prever eventos que estão por acontecer. Conclui-se que a capacidade de estabelecer inferências durante a leitura de um texto varia em função da natureza da informação inferencial solicitada, e que esta capacidade se desenvolve com a idade. Dicute-se o caráter inovador da metodologia on-line de investigação e sua relevância para a pesquisa na área.

Keywords : Compreensão de textos; crianças; inferências; metodologia on-line.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese