SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Text comprehension in children: comparing different classes of inferences by using on-line methodologyEmotional intelligence and reasoning tests: a correlacional study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PALMIERI, Tatiana Hoffmann  and  CURY, Vera Engler. Plantão psicológico em Hospital Geral: um estudo fenomenológico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp. 472-479. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300015.

Com o objetivo de compreender os desafios e potencialidades de um Serviço de Plantão Psicológico voltado aos funcionários de um Hospital Geral, foram entrevistados seis funcionários que vivenciaram esta modalidade de atendimento durante a fase de implantação. As entrevistas foram não-diretivas, e fez-se uma pergunta disparadora para estimular os depoimentos. Por meio de uma metodologia qualitativa, analisaram-se os depoimentos fenomenologicamente, partindo-se da divisão do texto em unidades de significado, possibilitando a construção de uma compreensão psicológica acerca das vivências. Para cada depoimento foi elaborada uma síntese específica dos elementos do vivido. Esse material serviu para compor uma Síntese Geral que incluiu elementos comuns a todas as sínteses específicas. A riqueza dos depoimentos possibilitou algumas incursões para aprofundar os limites e as possibilidades encontradas na prática desta modalidade no contexto hospitalar.

Keywords : Plantão psicológico em hospital geral; abordagem centrada na pessoa; prática psicológica clínica em instituição hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese