SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1What's the profile of the biological, adopting families and adopted child as revealed by the judicial processes?Radial frequency contrast sensitivity in children of 4 to 7 years old and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROSSINI, Joaquim Carlos  and  GALERA, Cesar. Seleção e análise de estímulos na tarefa de busca visual. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 20-27. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100003.

A capacidade de processar simultaneamente vários estágios cognitivos ainda é motivo de discordância entre os modelos que tentam compreender o processamento da informação visual. Muitos resultados experimentais apontam basicamente duas maneiras possíveis de fluxo da informação entre estágios de processamento: uma discreta e outra contínua. No presente estudo, dois experimentos foram delineados para investigar se a informação inicialmente descartada, em um estágio pré-atentivo, pode influenciar o processamento atentivo da informação selecionada em uma tarefa de busca visual. De maneira geral, os resultados observados nestes experimentos mostram que os estímulos inicialmente descartados em um processo automático de seleção não interferem no processamento atentivo dos estímulos na tarefa de busca visual. Este resultado apóia os modelos que predizem uma seleção precoce dos elementos relevantes para o processamento atentivo e uma transmissão discreta da informação entre os estágios cognitivos de processamento.

Keywords : Busca visual; estágios de processamento; processamento discreto; processamento contínuo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese