SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Memory development in children: what changes with age?Mother-infant (one and five months) interactions: affective aspects, complexity and predominant parental systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANINI, Cláudia; FERREIRA, Gabriela Damasceno; SOUZA, Thiago Spillari  and  BOSA, Cleonice Alves. Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 60-65. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100008.

Este estudou investigou evidências de comportamentos de apego em crianças com autismo. Participaram 10 meninos com autismo, 10 com síndrome de Down e 10 com desenvolvimento típico, equiparados pela idade, cuja média foi de, aproximadamente, 4 anos. Uma sessão de observação de brincadeira livre, com cinco episódios, foi utilizada para avaliar os comportamentos interativos da criança com a mãe e com uma pessoa não-familiar (o estranho). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, quanto à maioria dos comportamentos de apego. Contudo, o grupo com autismo apresentou uma freqüência maior de comportamento de esquiva, do que os outros grupos, apenas no 1º episódio. As comparações intragrupos mostraram que as crianças com autismo interagiram mais com a mãe, do que com o estranho. Esses resultados demonstram a ocorrência de apego entre crianças com autismo e suas mães e as vantagens de se usar análises que considerem as peculiaridades desses comportamentos.

Keywords : Autismo; apego; interação mãe-criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese