SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Neuropsychological heterogeneity in multiple sclerosisThe relational dimension of the intervention of psychology services in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERREIRA NETO, João Leite. Práticas transversalizadas da clínica em saúde mental. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 110-118. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100014.

A pesquisa investiga as mudanças nas práticas em psicologia clínica no Brasil, no campo da Saúde Mental a partir de um estudo de caso de um Distrito Sanitário de Belo Horizonte, onde foram entrevistadas seis profissionais que atuam na atenção básica no Programa de Saúde Mental. Desenvolve um panorama histórico, uma investigação conceitual e uma reflexão sobre a relação entre essas práticas e o espaço urbano. Os dados apresentam mudanças nas práticas clínicas na saúde mental, que emergiram a partir do encontro das políticas públicas com os serviços locais, levando os profissionais a lidarem com esse entrecruzamento menos como um atravessamento dificultador e mais como fator potencializador da clínica. A expressão "clínica ampliada" designa aí o manejo produtivo da tensão entre clínica e política.

Keywords : Saúde mental; Psicologia Clínica; políticas de saúde; clínica ampliada; transversalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese