SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Cross sectional practices of mental health clinicAdolescent transgressors: social network and family functioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

CARVALHO, Renato Gil Gomes. A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 119-124. ISSN 1678-7153.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100015.

As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.

Keywords : Psicologia Escolar; serviços de psicologia e orientação; abordagem ecológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License