SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Adolescent transgressors: social network and family functioningProblem-solving mental flexibility in individuals who were convicted for murder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Lara Wright  and  TOKUMARU, Rosana. Cuidados parentais e aloparentais recebidos por crianças de escolas públicas e particulares de Vitória - ES. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 133-141. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100017.

Investigamos a participação dos pais e de outros adultos no fornecimento de cuidados às crianças em dois contextos socioeconômicos. Encontramos predominância dos pais como cuidadores e participação de alocuidadores aparentados e não aparentados em todos os cuidados mensurados. Houve diferença em função dos contextos. Pais e mães de crianças matriculadas em escolas públicas compartilharam mais as tarefas de cuidado que os de crianças em escolas particulares. Os alocuidadores mais freqüentes das crianças de escolas públicas foram os parentes, enquanto os empregados prevaleceram como alocuidadores de crianças de escolas particulares. Nossos resultados indicam que os contextos socioeconômicos são fatores importantes de variação no fornecimento de cuidados às crianças, tanto por parte dos pais como por parte de outros cuidadores.

Keywords : Cuidado parental; cuidado aloparental; contexto socioeconômico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese