SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Problem-solving mental flexibility in individuals who were convicted for murderRevisiting the ecological engagement: a proposal to systematization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARDOSO-MARTINS, Cláudia  and  SILVA, Juliane Ribeiro da. A relação entre o processamento fonológico e a habilidade de leitura: evidência da síndrome de Down e da síndrome de Williams. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 151-159. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100019.

O presente artigo apresenta uma avaliação dos resultados de estudos que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a habilidade de ler palavras em dois distúrbios do desenvolvimento: a síndrome de Down (SD) e a síndrome de Williams (SW). Os resultados sugerem que, como crianças sem transtornos do desenvolvimento, indivíduos com SD e indivíduos com SW aprendem a ler através do processamento e armazenamento de relações entre as letras e os sons nas palavras. É possível, no entanto, que processos não fonológicos desempenhem um papel mais importante na aprendizagem da leitura na SD e na SW do que entre crianças com desenvolvimento típico. Conforme é discutido no texto, há evidência de que variações em habilidades não verbais correlacionam-se mais fortemente com a habilidade de leitura entre indivíduos com SD e indivíduos com SW do que entre crianças com desenvolvimento típico da leitura.

Keywords : Leitura de palavras; processamento fonológico; síndrome de Down; síndrome de Williams.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese