SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The relationship between phonological processing and reading ability: evidence from Down syndrome and Williams syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PRATI, Laíssa Eschiletti et al. Revisando a inserção ecológica: uma proposta de sistematização. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 160-169. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000100020.

O presente artigo descreve como os quatro conceitos-chave da Teoria Bioecológica do Desenvolvimeno Humano (processo, pessoa, contexto e tempo) se fazem presentes na metodologia denominada Inserção Ecológica. Tem o objetivo de proporcionar algumas linhas de ação que podem auxiliar equipes de pesquisa na utilização desta proposta em seus projetos de pesquisa. Para isso, foi realizada uma breve comparação entre a Inserção Ecológica e outras metodologias que valorizam o contexto da investigação, e que partem de referenciais teóricos diferentes. Além disso, são apresentados e discutidos estudos que utilizaram a Inserção Ecológia a fim de estabelecer alguns pontos em comum e definir aspectos que possam ser considerados características fundamentais a essa proposta metodológica.

Keywords : Método; desenvolvimento humano; modelo teórico-metodológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese