SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The influence of documentary videos on the scientific diffusion of knowledge about Aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COELHO, Nilzabeth Leite  and  TOURINHO, Emmanuel Zagury. O conceito de ansiedade na análise do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 171-178. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200002.

O conceito de ansiedade tem sido empregado na Análise do Comportamento sob controle de diferentes eventos ou relações. Neste artigo, oferecemos uma revisão dos modos como a análise do comportamento tem concebido teórica e conceitualmente o fenômeno da ansiedade e das relações que são colocadas em destaque nessas elaborações. Iniciamos com uma descrição dos usos correntes do conceito de ansiedade, assinalando que variam quanto ao papel atribuído às alterações fisiológicas, à definição das relações respondentes e operantes, verbais e não verbais, e às implicações para a terapia verbal. Discutimos, em seguida, essas variações, salientando que representam visões complementares de um fenômeno complexo, em que eventos adquirem diferentes funções a partir de processos de condicionamento direto e indireto. Finalmente, caracterizamos alguns aspectos definidores da ansiedade à luz do enfoque analítico-comportamental e argumentamos que as elaborações revisadas sugerem que a ansiedade, como problema clínico, pode guardar relação com repertórios de autocontrole.

Keywords : Ansiedade; supressão condicionada; incontrolabilidade; autocontrole.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese