Acessibilidade / Reportar erro

A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids

The influence of documentary videos on the scientific diffusion of knowledge about Aids

O objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.

Aids; vídeo informativo; conhecimento científico; adolescentes


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com