SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2As crianças e o mundo das palavras: considerações sobre a pesquisa em desenvolvimento lexical"Mãe, quero ficar contigo...": comportamentos de dependência do primogênito no contexto de gestação de um irmão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

SOUSA, Paulo Malico; ROSADO, António Boleto  e  CABRITA, Túlia Maia. Análise das atribuições causais do sucesso e do insucesso na competição, em função do nível competitivo dos futebolistas portugueses. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp.203-211. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200006.

Tendo como referência o modelo atribuicional da motivação e emoção de Weiner (1979), pretendeu-se avaliar as atribuições causais, em situações de sucesso e insucesso desportivo, em função da influência dos diferentes níveis competitivos dos futebolistas portugueses. Analisando uma amostra que integrou 125 futebolistas, que participaram em três níveis competitivos do futebol português (II Divisão; III Divisão; I Divisão Distrital), este estudo apresenta resultados quanto aos mecanismos de perceção de causalidade revelados pelos atletas em função dos diferentes níveis competitivos onde estão inseridos. Os resultados evidenciaram diferenças significativas, nomeadamente no que concerne às dimensões causais referente ao locus de causalidade e controle externo (em situações de sucesso) e locus de causalidade e nível de estabilidade (no caso dos insucessos).

Palavras-chave : Atribuições causais; futebol; Modelo atribuicional de Weiner (1979); nível competitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons