SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Analysis of causal attributions of success and failure in competitions regarding Portuguese soccer players' competition levelCultural and gender differences in preschool children's conflicts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Débora Silva de  and  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. "Mãe, quero ficar contigo...": comportamentos de dependência do primogênito no contexto de gestação de um irmão. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 212-220. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200007.

O estudo investigou os comportamentos de dependência do primogênito no contexto de gestação de um segundo filho. Participaram cinco primogênitos em idade pré-escolar e suas respectivas mães, no terceiro trimestre de gestação. Foi aplicado Teste das Fábulas nas crianças e realizadas entrevistas semi-dirigidas com as mães. Os resultados revelaram tendência de comportamento de dependência do primogênito. Observaram-se também comportamentos de independência, indicando ambivalência. Os resultados sugerem que a gestação do irmão constitui-se momento especial para a criança que tem que deixar de ser filho único e aprender a compartilhar os cuidados maternos. A investigação acerca das mudanças nas relações familiares e suas implicações para cada um dos membros são de fundamental importância para a compreensão do desenvolvimento humano. Este artigo contribui para a literatura existente que não tem contemplado especificamente em que medida o comportamento do primogênito é afetado pela existência de um irmão durante a gestação.

Keywords : Comportamentos de dependência; primogênito; percepções maternas; gestação do segundo filho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese