SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Studies and researches about intersexuality: a systematic analysis of specialized literatureThe subtractive fight: the spirituality of the empty hands method as the north of the body philosophy in Karate-Do author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; MONTE, Franciela de Carvalho; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos  and  ROAZZI, Antonio. Justiça distributiva e empatia em adolescentes do Nordeste Brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 275-282. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200013.

O objetivo principal deste trabalho foi investigar se a empatia exercia influência significativa sobre os raciocínios distributivos de 120 adolescentes, de ambos os sexos e de escolas públicas e particulares. Para tanto, utilizou-se uma situação-problema na qual os respondentes tinham que decidir a maneira mais justa de distribuir dinheiro entre seis personagens que haviam trabalhado junto e que diferiam no que diz respeito à naturalidade, produtividade e necessidade. Além disto, utilizou-se o IRI de Davis para avaliar o nível de empatia dos participantes. Nos resultados, observou-se que as dimensões de tomada de perspectiva e de personal distress, além das variáveis sexo e tipo de escola exerceram influência significativa sobre as quantidades de dinheiro distribuídas entre os personagens. Estes resultados são discutidos à luz da teoria de Hoffman e de pesquisas empíricas no campo da moralidade e da justiça distributiva.

Keywords : Moralidade; justiça; distribuição; empatia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese