SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Distributive jstice and empathy in adolescents from Northeastern BrazilCharacteristics of the personality of incestuous fathers through Rorschach Method according to the Comprehensive System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARREIRA, Cristiano Roque Antunes  and  MASSIMI, Marina. O combate subtrativo: a espiritualidade do esvaziamento como norte da filosofia corporal no Karate-Do. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 283-292. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200014.

O karate é uma técnica de combate sem armas que, sustentada por uma antiga tradição, tem como seu principal objetivo a formação do caráter do praticante. A compreensão da visão de mundo na qual o karate nasceu e se desenvolveu é debitária de uma dinâmica espiritual e psicológica singular cujo conhecimento é imprescindível para apreendê-la. O objetivo desta pesquisa é analisar o karate por meio de sua espiritualidade, já que, junto aos textos fundamentais de sua tradição recente, ela é tida como a essência presente em todas as dimensões da expressão da arte. Para tanto, vale-se de uma metodologia historiográfica de perspectiva fenomenológica. Karate-do veicula a espiritualidade do esvaziamento como norte de sua filosofia corporal. Temas com linhas fronteiriças tênues entre si são analisados pela perspectiva de tal espiritualidade. A abrangência desta dinâmica corresponde a um combate subtrativo visando uma apreensão fluida e intutitiva da realidade.

Keywords : Karate; espiritualidade; história das idéias psicológicas; corpo; esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese