SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The subtractive fight: the spirituality of the empty hands method as the north of the body philosophy in Karate-DoGenogram use as a collect tool in qualitative research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PASQUALINI-CASADO, Lilian; VAGOSTELLO, Lucilena; VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de  and  NASCIMENTO, Regina Gattas do. Características da personalidade de pais incestuosos por meio do Rorschach, conforme o Sistema Compreensivo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 293-301. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200015.

Adotando-se os critérios legais de estupro (artigo 213 do Código Penal Brasileiro) como delimitações para essa conduta ou sintoma interpessoal, a finalidade desse estudo foi a de investigar características da personalidade de indivíduos responsabilizados criminalmente por estupros incestuosos. Participaram do estudo três adultos do sexo masculino, com semelhantes condições sociais, demográficas e educacionais, presos em uma penitenciária do estado de São Paulo pelos estupros das filhas biológicas. Os dados foram coletados por meio de entrevista e do Método de Rorschach, no Sistema Compreensivo de Exner (2003). Para a análise dos resultados foram selecionadas as seguintes variáveis: defensividade, autopercepção, capacidade de autocontrole, relacionamentos e percepção interpessoal, afeto e processos cognitivos aplicados na adaptação à realidade social. Ainda que estupradores não se constituam como um grupo homogêneo e que não haja um padrão de características universais que os represente, os principais resultados permitiram constatar a insuficiência de recursos subjetivos aplicados à percepção de si mesmos e à percepção do outro, dados que foram convergentes com os comumente retratados na literatura sobre psicologia de agressores sexuais.

Keywords : Técnicas projetivas; Método de Rorschach; traços de personalidade; agressões sexuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese