SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Characteristics of the personality of incestuous fathers through Rorschach Method according to the Comprehensive SystemDoes derivational morphology contribute to reading and spelling in Portuguese? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

WENDT, Naiane Carvalho  and  CREPALDI, Maria Aparecida. A Utilização do Genograma como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 302-310. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200016.

O Genograma é uma representação gráfica da família e tem sido utilizado em diversos contextos. Este artigo visa destacar a relevância da utilização do genograma na pesquisa qualitativa e propor um procedimento de aplicação e análise do mesmo. As informações reunidas pelo genograma podem incluir aspectos genéticos, médicos, sociais, comportamentais, relacionais e culturais, que denotam a estrutura e configuração da família dando indícios de seu funcionamento e dinâmica. Propõe-se que os questionamentos, comentários e verbalizações realizados pelo pesquisador durante a aplicação do instrumento sejam classificados de acordo com o sistema de categorias pré-determinado, e que os dados obtidos sejam submetidos às análises gráfica, clínica e do discurso, com posterior encaminhamento para cálculo de acordo entre juízes.

Keywords : Genograma; família; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese