SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Genogram use as a collect tool in qualitative researchMemories and social representations of Cuiabá along three generations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; ANIBAL, Luciana  and  LIMA, Simone. A morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita no português?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 311-318. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200017.

Estudos realizados em língua inglesa mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras, na leitura, e na escrita. O português é uma língua com uma ortografia bem mais transparente em termos das correspondências entre letra e som do que o inglês. Neste estudo investigamos se o processamento da morfologia derivacional contribui para leitura e escrita no português e se essa contribuição é independente da consciência fonológica. Os resultados mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas contribui tanto para leitura quanto para escrita, e que essa contribuição é até certo ponto independente do processamento fonológico.

Keywords : Consciência metalingüística; consciência morfológica; alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese