SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Memories and social representations of Cuiabá along three generationsThe Draw-a-Person test as a valid measure of children's cognitive development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FREIRE, Rosane Papaleo et al. Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 326-331. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200019.

Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.

Keywords : Memória; envelhecimento; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese