SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Effect of encoding strategies on contextual memory in eldersPsychological assessment in sexual abuse cases in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BANDEIRA, Denise Ruschel; COSTA, Angelo  and  ARTECHE, Adriane. Estudo de validade do DFH como medida de desenvolvimento cognitivo infantil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.2, pp. 332-337. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000200020.

O Teste do Desenho da Figura Humana (DFH) é amplamente utilizado como uma técnica de avaliação do desenvolvimento cognitivo, porém, o reconhecimento da validade deste instrumento ainda hoje não está completo. No Brasil, o Sistema Wechsler de avaliação cognitiva do DFH já foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. No entanto, considerando a necessidade de periodicamente se reavaliar o instrumento, o objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente e concorrente do DFH-Sistema Cognitivo de Wechsler. Para validade convergente foi utilizado o teste das Matrizes Coloridas Progressivas de Raven, validado nacional e internacionalmente. Para validade concorrente, utilizou-se uma escala de desempenho escolar. Participaram 90 crianças, de 6 a 12 anos (M=8,99 e DP=1,79), 37 meninas e 53 meninos, oriundas de escolas públicas (pré-escola a 6ª série), que não realizavam atendimento psicológico e não tinham problemas de aprendizagem. Os resultados apontam a existência de correlações significativas moderadas entre o DFH, o Raven e a escala de desempenho escolar, confirmando que o DFHSistema Wechsler é válido como medida do desenvolvimento cognitivo. Sugere-se, então, que o DFH possa ser incluído em baterias de avaliação de crianças ou em triagens para futuras avaliações mais complexas.

Keywords : Desenho da Figura Humana; validade convergente e concorrente; inteligência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese