SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The context of riverine children plays on Combu IslandContributions of Brazilian psychology to the study of deafness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUZA, Carolina Molina Lucenti de  and  BATISTA, Cecilia Guarnieri. Interação entre crianças com necessidades especiais em contexto lúdico: possibilidades de desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 383-391. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300006.

O trabalho discute o papel dos parceiros, em contexto lúdico, no processo de desenvolvimento da criança com necessidades especiais. Foram observadas, em situação de brincadeira, as interações entre crianças de 4-12 anos, com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão ou cegueira), muitas com problemas orgânicos adicionais e dificuldades de aprendizagem. Foram selecionados episódios representativos das capacidades dessas crianças, e estes permitiram a identificação de dois grupos de categorias: (a) modos de brincar (individual ou em grupo); (b) modos de se relacionar (amistoso ou agonístico) das crianças. A análise dos dados indicou a importância da interação entre pares no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais e revelou a situação de brincadeira como espaço favorável para a construção dessas interações.

Keywords : Deficiência visual e múltipla; brincadeira faz-de-conta; interação entre crianças; educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese