SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Contributions of Brazilian psychology to the study of deafnessStress and self-concept in parents of children with fragile X-syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

KOBARG, Ana Paula Ribeiro  and  VIEIRA, Mauro Luis. Crenças e práticas de mães sobre o desenvolvimento infantil nos contextos rural e urbano. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 401-408. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300008.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a correlação entre as crenças e práticas de cuidado materno em diferentes contextos no município de Itajaí. Participaram da pesquisa setenta e sete mães que responderam a um questionário. Através da análise dos dados constatou-se que: mães da zona urbana, com escolaridade superior, valorizaram mais o fator Estimulação, enquanto mães da zona urbana, com baixa escolaridade, se destacaram em relação ao fator Disciplina; o tempo que as mães passavam com os filhos na zona rural foi significativamente maior em comparação com mães dos outros grupos; e mães da zona urbana com baixa escolaridade relataram que seus filhos brincavam significativamente mais com outras crianças. Portanto, concluise que crenças e práticas de cuidado materno apresentam configurações diferentes em função do contexto em que as mães residem.

Keywords : Crenças maternas; cuidado parental; contextos; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese