SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Stress and self-concept in parents of children with fragile X-syndromeEvaluation of the effects of the social skills training method to children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Camila Graciella Santos  and  SOUZA, Deisy das Graças de. Desempenho de pessoas com autismo em tarefas de emparelhamento com o modelo por identidade: efeitos da organização dos estímulos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 418-429. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300010.

O estudo avaliou o desempenho de 20 pessoas com autismo em uma tarefa de emparelhamento por identidade sob dois procedimentos que diferiram quanto à forma de apresentação dos estímulos e à resposta de escolha. No procedimento de matching típico cada tentativa apresentava um estímulo modelo e três de comparação; no matching adaptado três modelos e três estímulos de comparação eram apresentados simultaneamente. O procedimento foi conduzido em três blocos: 10 tentativas de matching adaptado, 10 de matching típico e 20 tentativas com os dois arranjos misturados. A média de acertos foi significativamente maior no matching adaptado, mas ocorreu acentuada variabilidade inter-individual e esse arranjo favoreceu principalmente o desempenho de participantes com escores menores. A história prévia de aprendizagem dos participantes, entre outros fatores, pode ter influenciado nesses resultados, o que requer melhor avaliação, com outros controles experimentais.

Keywords : Relações condicionais; emparelhamento com o modelo; emparelhamento de identidade; formação de conceitos; autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese